quinta-feira, 14 de abril de 2011

É brega... mas é legal pra caramba!

Já pensou como podemos gostar de certas coisas que, se pararmos pra pensar, são tão bregas? Não, não to falando de sertanejo universitário (que aprendi a aturar e, porque não, gostar..). To falando de 'Top Gun'. O filmão deslanchou a carreira do Tom Cruise, o galã narigudo e baixinho que andou pulando no sofá da Oprah.

O ano era 1986. E não teve um jovem sequer que não se deslumbrou com o filme. Meu tio, outro parceirão de Fórmula 1, me contou que foi ao cinema não sei quantas vezes assistir ao filme quando jovem. A aeronáutica dos EUA montava bancas de alistamento na saída das sessões para recrutar novos cadetes, o furor estava instalado.

Aviões caça, rivalidade, moça loira e bonitona, ego, disputa para ser o melhor, paisagens incríveis e cenas de ação de tirar o fôlego. Até aí, tudo bem. Mas, vôlei de praia, sem camisa e de calça jeans, com direito a gritinhos de 'uhuuu' de comemoração, tapinhas na bunda do parceiro e tudo? Brega demais! E o que falar da música tema, 'Take my breath away', da banda Berlin? Tudo bem, nem tudo é tão jacu e dá pra livrar algumas coisas da tarja de cafona, como os óculos Ray-Ban aviadores e o clássico visual jeans e camiseta branca. Mas o resto...

E sabe o que é melhor (ou pior)? Gostamos disso tudo. Tá, vou deixar no singular: gosto disso tudo. Se não fosse tão brega, não seria 'Top gun'. Imagine a cena de amor entre Tom Cruise e Kelly McGillis sem 'Take my breath away' ao fundo? Seria um lixo...Imagine a rixa entre Tom e o 'Iceman' vivido por Val Kilmer sem todos aqueles clichês, caras de 'te pego na saída' e sorrisinhos de deboche? Porcaria completa. É isso tudo que fez e faz o sucesso do filme.

Gosto pra caramba desse aqui. A prova? Outro dia gastei minhas pequenas economias comprando o blu-ray, edição especial de colecionador! Tem comentários, storyboards, revelações do elenco e da produção e, claro, como não poderia deixar de ser, O videoclipe dela, a inigualável 'Take my breath away'! Pra quem ficou com inveja:


" Watching in slow motion as you turn to me and say
Take my breath away "

Quer saber? Nem é tão brega assim...

Clint.

3 comentários:

  1. Só gostaria de registrar a visão do grande Tarantino sobre "vôlei de praia, sem camisa e de calça jeans, com direito a gritinhos de 'uhuuu' de comemoração, tapinhas na bunda do parceiro e tudo" e sobre o filme em geral, que é interessante no mínimo: http://www.youtube.com/watch?v=vyN8VN4BSzM
    Renan

    ResponderExcluir
  2. Não é brega. É um filme sensacional! Rotular de brega é quase uma atrocidade à minha e a memória de filmes de muita gente.

    Não é nada brega!

    Anônimo

    ResponderExcluir
  3. acho que alguém não entendeu... não precisava nem ler o post inteiro, o título já diz tudo! é brega!!!! mas é legal pra caramba!

    ResponderExcluir