terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma família diferente?

Minhas mães e meu pai é na minha opinião um filme bom, não mais que isso.
É inteiramente focado numa família, composta por dois adolescentes; Joni, a menina mais velha que acabou completar a maioridade e está indo para a faculdade, e Laser, o caçula de 15 anos que tem como companheiro aquele típico "amigo má influência"; e pelas mães.
Isso mesmo, o poder familiar aqui é exercido por um casal de lésbicas.
Juliane Moore interpreta Jules, e Annette Bening interpreta Nic. Ambas estão excelentes nos respectivos papéis! Não achei que a atuação de uma se sobressaiu à da outra, no entanto somente Bening recebeu indicaçao como melhor atriz. Acho dificil ela levar a estatueta, e também nao vou torcer para que aconteça. (Nada pessoal, você é ótima querida, mas competir com a Natalie Portman esse ano é sacanagem...)
Bem, o caçula Laser, em busca de sua identidade masculina, resolve procurar o homem que doou o esperma para que ele e irmã pudessem ser concebidos. (Cada um foi gerado por uma das mães.)
É assim que Paul entra na história, contactado pelos dois adolescentes, que no começo escondem essa aproximação das mães, com medo de magoá-las.
Obviamente, é dessa nova relação que se desenvolve o conflito da história. Ou melhor dizendo, o conflito inicial.
Acredito que essa parte da trama deixou a desejar. Apesar de a mãe número 1 (Nic, a mais perfeccionista e controladora) ter se sentido ameaçada com a chegada desse estranho que é parte da família sem ser (ou que talvez não seja parte da família ao mesmo tempo que é), achei que seus surtos não corresponderam exatamente à realidade. Sim, ela sofre, fica insegura, muda de comportamento. Mas de forma muito civilizada e contida para o meu gosto. Será que eu assisti muita novela mexicana quando criança?? É, talvez tenham ficados seqüelas... Mas ao transpor a realidade do filme para fora das telas eu imagino um drama muito maior do que o que foi retratado. O título em inglês é Kids are all rigth. Como assim??? They should be freaking out!!! 
Enfim, vamos para o conflito número 2! O pai intruso se envolve com a mãe número dois (a mais leve e delicada). Pronto, somamos o ingrediente traição. Mas dessa vez achei o drama bem verdadeiro. O casal surtou na medida certa, e os filhos quase.
A cena que a mãe traída confronta a parceira é sensacional! Doeu na minha alma! A tentativa da mãe 2 de ser perdoada também é uma cena linda, e nesse momento eu chorei. (Nota: o fato de eu ter chorado não significa muita coisa ok? eu choro até vendo comercial.)
Resumindo, o filme traz conflitos familiares um tanto batidos. É bom, mas não inova nem surpreende.
O fato de o casal central ser composto por duas mulheres?? Não faz a menor diferença. O filme não foca nisso em momento algum! E pra mim essa é a grande sacada!
O filme já começa com a mãe 1 dando selinho na mãe 2, e antes que você possa abrir a boca pela surpresa, você já se acostumou! É uma família tão igual a todas! Os pais se amam, mas as vezes um se irrita porque o outro bebeu vinho demais, amam os filhos, mas ficam em cima até quase sufocá-los. Os filhos por sua vez amam os pais mas precisam ser mal-educados de vez em quando. É igual a minha família e  a sua.

Com certeza não foram os conflitos batidos que renderam a indicação a melhor filme, mas essa mágica de fazer você esquecer em menos de 15 minutos que o casal central é gay.

Audrey.

2 comentários:

  1. gteee..ainda não vi nenhum desses pra fazer um comentário! heheh mas vim aqui pq tive umas idéias! hehe
    olha a palpiteira.. mas tava pensando, q depois q passasse o oscar vcs podiam fazer um top 10 dos oscars anteriores... pegar soh os maiss legais! e tb fazer uma postagem d vez enquando daqueles clássicos, q muitaa gte, infelizmente, esquece, mas q são fantásticos! o poderoso chefão eu sei q o "Clint" eh expert!
    bjoss galera,
    ah, aproveitando a minha fase face book, "pati gongora curtiu isso"
    hahaha

    ResponderExcluir
  2. Pati Gongora: Assista esse filme, tenho a impressão que você vai gostar!!
    Quanto as sugestões, são super bem-vindas! Quando criamos o blog nossa primeira idéia foi falar desses clássicos! O Clint inclusive está mais animado que eu eu! Não fizemos ainda porque estávamos concentrados no Oscar, mas não faltarão oportunidades! Gostei da dica dos melhores entre os premiados, pode ter certeza que iremos aproveita-la!
    beijos,
    Audrey

    ResponderExcluir