segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O meu TOP 5 de bangue-bangue

Falar em 'Bravura indômita' me trouxe a lembrança dos faroestes que mais gosto, alguns vistos há muito tempo, outros recém assistidos. Pensei em que posição dum suposto ranking pessoal eu encaixaria o filme dos irmãos Coen, e cheguei à conclusão (não muito difícil) de que não estaria nem entre os dez primeiros westerns de minha preferência. Aproveitando, resolvi fazer o meu TOP 5 do gênero, sem pretensões, como toda lista deve ser. Quem já assitiu a todos ou alguns com certeza pode discordar, e quem não viu nenhum, comece já! É um gênero muito mais eclético do que parece e um ou outro deve te agradar! Espero que os trailers encorajem mais!

5- Empate entre 'Por um punhado de dólares' e 'Por uns dólares a mais'. Junto com 'Três homens em conflito', formam a trilogia do homem sem nome, ou trilogia dos dólares como preferem alguns. Dirigidos por Sergio Leone e estrelados por mim (Eastwood, Clint Eastwood), deram início a um movimento de reinvenção do faroeste americano. Chega de apaches, expansionismo territorial e heróis redneck. Surgia o 'spaghetti western' já citado no post anterior. Spaghetti? Modo de fazer: pegue um diretor italiano louco por faroeste, acrescente um astro em ascensão (eu), tempere com longas tomadas, paisagens contemplativas, diálogos afiados e duelos que te deixam na ponta da poltrona e dê um toque com uma trilha sonora magistral, via de regra assinada pelo mestre Ennio Morricone. O western nunca mais foi o mesmo. 


4- 'Os indomáveis'. Novo de tudo perto dos demais, com ritmo acelerado e sequências alucinantes. A angústia da espera pelo trem que levará o perigoso criminoso interpretado por Russel Crowe é salpicada por rajadas de tiros e diálogos bem pensados, como é característico do gênero. Christian Bale, o outro astro, faz o bom moço manco que topa uma missão perigosíssima para garantir a propriedade de seu rancho. Esse tem méritos por ser, talvez, o mais universal e acessível de todos dessa lista: salas de cinema lotadas em 2007, não só de marmanjos. Eu mesmo arrastei um grupo grande, dumas 8 pesoas, pra ver o filme (era minha terceira vez). Todos e todas saíram felizes da vida, a novidade para muitos foi prazerosa e recompensadora!


3- 'Os imperdoáveis'. Se Clint (olha eu outra vez!) já havia provado seu talento como grande ator, aqui ele consolida sua carreira como diretor, após alguns passos iniciais meais discretos. Redenção é a palavra que conduz o filme e seus personagens pelas pradarias americanas. Os grunhidos de Clint estão de volta, bem como sua precisão mortífera com armas em punho. História bem amarrada, cenas impactantes e um show de cinema: concorreu a 9 Oscars e saiu com 4 na conta (filme, direção, ator coadjuvante - Gene Hackman - e montagem). 1992 foi o ano, e mais um marco do gênero ficou para a história. Sangrento e escuro, como a consciência de um homem marcado pela morte. E a parceria de Clint e Morgn Freeman começava...


2- 'Era uma vez no oeste'. Sergio Leone outra vez, depois de concluir sua trilogia do homem sem nome. Aqui, outro ícone, Charles Bronson, é o 'gaita', estranho que chega às terras de Claudia Cardinale (linda) causando estranhamento e tumulto, apesar de sua quietude. Como disse o próprio diretor, "é, do começo ao fim, uma dança da morte. Todos os personagens do filme têm consciência de que não chegarão vivos ao final". O espectador entra na dança e adquire tal certeza com o passar das cenas, marcantes desde o início espetacular de minutos a fio de silêncio quase absoluto, mosquitos e vento. E o mais impressionante: a certeza, mesmo que de uma coisa indesejada como a morte, acalma, conforma. 'Antes ela do quê a dúvida?' é uma das perguntas que ficam.


1- 'Três homens em conflito'. Carinhosamente cahamado pelos fãs de 'O bom, o mau e o feio' (tradução literal dos nomes em italiano e português), encerra a trilogia já citada na posição 5. Tarantino, fã fervoroso de western, disse uma vez ser este o filme mais bem dirigido de todos os tempos. Humor, drama, tensão psicológica, aventura, bangue-bangue - está tudo lá, mesclado e combinado da melhor forma que se pode imaginar. Mais atuações marcantes (Clint, Lee Van Cleef e Eli Wallach - o bom, o mau e o feio), trama bem contada e a cereja do bolo: a trilha de Morricone, autor de músicas de mais de 400 filmes, denre eles o recente Bastardos Inglórios. Se você gostou deste último,  provavelmente foi embalado pelas músicas desse gênio, mesmo que sem perceber! O duelo (ou seria trielo?) final é de enlouquecer! Olhares penetrantes, medo, suor e incertezas, tudo conduzido pela música 'The ecstasy of gold', a obra-prima de Morricone! Vai sem medo de ser feliz, esse é obrigatório!



Tá aí uma amostra do que o bangue-bangue tem de melhor. Dos clássicos, talvez eu só não tenha dado a devida atenção ao 'Meu ódio será tua herança', pois quando um amigo chamou eu e mais dois pra assistirmos, eu tava mais a fim era de jogar Winning Eleven no Playstation e dar risada. Hora ruim, filme mal assisitido e, talvez, injustiçado...pretendo dar outra chance pra ele (e pra mim!) qualquer dia desses, depois conto minhas impressões e, se for o caso, mudo alguma coisa desse ranking. Por enquanto é isso.

Clint. 

3 comentários:

  1. Eu estava no grupo que foi arrastado para assistir "os indomáveis", e de fato, adorei!!!
    eu que nao tenho muita paciência para western recomendo!!
    Audrey.

    ResponderExcluir
  2. Boa Clint.

    Concordo com seus números 5, 4 e 3.
    2 e 1 acabam de entrar pra minha lista pros próximos fins de semana, dado que, após muito pular carnaval (um dia, inclusive, de cowboy), o sofá passou a ser meu lugar favorito da cidade por algum tempo...

    Well well, vomitando um pouco de cultura nerd, quem gosta de faroeste, principalmente do Sergio Leone, TEM que prestar uma homenagem eventual ao Akira Kurosawa! Bem, vários bang-bang's não nada mais que adaptações de filmes de samurai desse velho mestre passadas no velho-oeste americano!

    Vou citar dois, começando por um da sua lista:

    Por um punhado de dólares é uma adaptação de Yojimbo - O Guarda-Costas, em que o personagem título (Toshirô Mifune, o Clint Eastwood japa) é um ronin (samurai sem mestre) andarilho que aluga sua espada alternadamente a dois senhores do crime rivais. Soa familiar?
    Yojimbo gahou uma nova adaptação western/aos 20 em 1996 em "O Último Matador", filmeco com Bruce Willis, mesmissima história!

    "Sete Homens e um Destino" é readaptação do classico "Os Sete Samurais" do Kurosawa, em que sete ronins são contratados por um pobre vilarejo para protegerem a colheita de um bando de salteadores, em troca de... comida.

    E tem outros por aí...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ah, sim, esqueci de dizer que "Os Imperdoáveis" não só está no meu top-5 westerns, está no meu top-10 filmes em geral!

    E "Indomáveis" me comove toda vez que assisto!

    ResponderExcluir